segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Livros

   Na minha escola eu e meus colegas lemos vários livros, especialmente na aula de português com a minha professora Maria de Lourdes. Veja a lista de livros que nós lemos neste ano:
 - O mistério do Caderninho Preto
 - Bolsa Amarela
 - Pretinha, eu?
 - Os meninos Morenos
 - Moby Dick
 - Viagem ao Centro da Terra
 - Estrelas Tortas
 - Carteira de Identidade

   Eu amei todos esses livros, tanto é que aconselho a todos que leiam e se divirtam com esses livros. Depois de amar muito esses livros minha professora de português propôs uma atividade bem difícil, pois nesta atividade era necessário escolher o livro que você mais gostou e descrever sua história. Então após pensar bastante eu resolvi escrever sobre o livro "Pretinha, eu?". 
                                    "Pretinha, eu?" 
   Em "Pretinha eu?" fiquei emocionada, pois o incrível autor Júlio Emílio Braz conta em sua obra exatamente um preconceito muito conhecido e feito pela humanidade, desde 1500 esse preconceito brotou marcantemente no Brasil. Com isso "Pretinha eu?" alerta a população deste antigo problema.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mostra cultural 2011

   Meu Colégio fez uma Mostra Cultural. Sabe o que é Mostra Cultural? Bom Mostra Cultural é quando os alunos, com o comando da professora, fazem uma espécie de projeto sobre o tema selecionado. No meu caso o tema escolhido foi Medicina Aternativa, em que foram divididos vários grupos para pesquisar sobre um item. O meu grupo era eu, Mateus, Clarisse, Caio e Alexandre. Nós tinhamos que pesquisar sobre Acupuntura e o conceito de Medicina Alternativa.
   Nossa professora, Djanira, e nós alunos fizemos um ótimo trabalho! O nosso trabalho ficou show!!!!!

Poema de Roseana Murray- retirado do livro Carteira de Identidade

    Leia e curta:

                 PALAVRA EXATAPara buscar a palavra
exata,
a palavra-mapa,
a que me nomeia,
velejo numa barca
abstrata, precária.
O vento me envolve
e sopra música
em meus ossos:
talvez eu seja
essa canção
invertebrada,
esse sopro.

Eu acho que Roseana Murray e seus Poemas...

    ...São sinceramente deslunbrantes. Esta exelente poeta faz os seus poemas tão delicadamente, que vira uma doce música para os nossos ouvidos. Ela escreve os poemas de uma forma indescritível. Quando você lê um poema de Roseana Murray você se sente mais calmo, mais leve, mais confortável. Roseana Murray é uma óotima poeta!!!  

Biografia de Roseana Murray

   Roseana Murray nasceu no Rio de Janeiro, em 1950. Graduou-se em Literatura e Língua Francesa em 1973. Publicou seu primeiro livro infantil em 1980 e desde então tem quase 60 títulos publicados. Recebeu o Prêmio “O Melhor de Poesia” da FNLIJ nos anos 1986 (Fruta no Ponto, ed. FTD), 1990 (Artes e Ofícios, ed. FTD) e 1997 (Receitas de Olhar), O Prêmio APCA em 1990 com Artes e Ofícios e também recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras em 2002 com o livro Jardins em parceria com Roger Mello.Desde 1994 faz parte da Lista de Honra do I.B.B.Y
                                     
                                       Roseana Murray:

                          

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Poesia - O Fogo

  Ao ouvir o barulho de chama
  Eu já me sinto em Roma
  Ao ouvir uma explosão
  Eu sinto a destruição.
  Ao ver o laranja e amarelo
  Eu sinto o fogo belo
  Ao ver a fogueira
  Eu me sinto como uma lareira.
   Ao ver o calor
  Eu sinto um incêndio de amor
  Ao ver a morte
  Eu sinto um corte.
  Ao usar uma saia
  Eu me sinto na praia
  Ao ver uma erupção
  Eu sinto a agitação.
  Ao ver a fogueira acesa
  Eu não sinto tristeza
  Mas ao ver a queimada
  Eu me sinto desesperada.
  O fogo é o horror
  O fogo é o amor
  O fogo é o Rola Moça
  O fogo é a força
  A água apaga o fogo
  O fogo é apagado pela água
  Tudo como se fosse um jogo
  Com alegria e magua.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Biografia de Julio Verne

  Nasceu Julio Verne nasceu em 1828 em Nantes cidade pitoresca da França. Morreu em 24 de março de1905, ao todo escreveu 80 romances e montou 15 pessas de teatro.
   Júlio Verne escreveu obras de aventura e ficção científica que influenciaram gerações como "Cinco Semanas em um Balão" (1863), "Viagem ao Centro da Terra" (1864), "Da Terra à Lua" (1865), "Vinte Mil Léguas Submarinas" (1869) e "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (1872).
   Foi um dos primeiros escritores a praticar uma literatura na linha da moderna ficção científica. Verne previu, entre outros inúmeros inventos, a televisão; o helicóptero; o cinema falado; a iluminação a néon; o ar condicionado; os arranha-céus entre muitos outros.
   Júlio Verne sabia captar o que agradava aos leitores de todas as idades, conseguindo mantê-los atentos e curiosos. Sua atualidade ainda se mantém, assim como sua popularidade. Seus livros figuram entre as obras mais conhecidas e apreciadas do mundo,contudo percorreu o mundo em seus livros, da África ao do Pólo Norte, do centro da terra ao espaço sideral.
 
                                                         

            
Algumas de suas obras em língua portuguesa:
Vinte Mil Léguas Submarinas.
A Volta ao Mundo em Oitenta Dias.
Um Capitão de Quinze Anos.
Viagem ao Centro da Terra.
Cinco Semanas em um balão.
A Ilha Misteriosa.
Da Terra a Lua.
Viagem ao redor da Lua.
Miguel Strogoff.
Os Filhos do Capitão Grant.
A Escola dos Robinsons.
O Doutor OX.
A Invasão do Mar.
Três Russos e Três Ingleses.
Norte Contra Sul
O Capitão Hátteras.
O Farol do Fim do Mundo.
A Esfinge dos Gelos.
Paris No Século XX.
A Ilha Misteriosa (Nautilus reaparece nessa aventura)
A Procura dos Náufragos.
Meridiana
A Casa a Vapor.
A Jangada.
O Arquipélago de Fogo.
A Serpente do Mar.
Os Sobreviventes do Jonathan.
Robur o Conquistador.
O Senhor do Mundo.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Espaço da Poesia

 
  •  A poesia é uma arte deliciosa de se fazer e apreciar. A poesia pode ser encontrada no poema, na pintura, na música, no cinema, em cada detalhe e em muitos outros locais.
  •  O espaço do fazer poético não é mais valorizado atualmente devido a tecnologia e o tempo que ocuparam o lugar da poesia no nosso cotidiano. Ainda existem poucas pessoas que aproveitam essa arte esplendida. São essas pessoas que tem a experiência de falar a poesia, escrever a poesia, pintar a poesia, olhar a poesia, desenhar a poesia... Todos esses atos formam uma única palavra: POESIA. Você também a oportunidade de convive-la, faça um esforço e pratique-a!!!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A Vida e os Imperadores

   Roma é localizada na região Itálica... É assim que o meu professor me falou nas aulas de História e tudo é verdade e algumas coisas inacreditáveis.
  No dia 11/10/11 tive a oportunidade de observar essa antiga história com exatidão. Eram 8:50 desse dia tão especial, eu e minha turma caminhamos até o pátio do Colégio São Paulo para nos alimentarmos.
  Às 9:00 partimos para o Museu na Casa Fiat sobre Roma, de ônibus, a condução demorou 0:30 para chegarmos. Fomos guiados por uma funcionária com o nome Natália, que nos levou até um ponto espaçoso na Casa Fiat. Discutimos sobre a exposição até que  outro funcionário chegou com o papel provisório aguardando duas funcionárias chamadas Juliana e Clarice.
  Assim que Clarice e Juliana entraram propuseram uma brincadeira em que de três em três pessoas faziam um desenho em palitinhos colados que simbolizam uma grande marca para uma nova geração. Após isso os desenhos nos palitinhos eram destacados e montados novamente.
  Juliana foi nossa guia principal. Juliana começou a nos mostrar, no museu, os imperadores da época, comentou até que homem com homem não era ironia, era normal na época. Observamos esculturas com bastantes detalhes. Existiam peças feitas com materiais valiosos. Outra curiosidade é que uma espécie de pano apoiado no ombro significava poder. A guerra na época não era considerada como terrível, por isso eram feitos túmulos com cenas de guerra. Alguns objetos de 2.000 anos atrás tinham semelhanças com os de hoje! Os deuses inspirados da religião grega eram bem feitos. As mulheres eram bonitas antigamente com cabelos cacheados e corpo redondo. Os humanos por mais impressionante que pareça andavam nus, pois  era normal. E no museu apresentava também a tecnologia.
  O passeio foi longo, fomos para o ônibus e meia hora depois chegamos ao colégio. Sem muitas palavras eu digo: essa excursão é vivenciar Roma 2.000 anos atrás.

                                        

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Imagens de Vinicius de Moraes


Biografia de Vinicius de Moraes

  Nasceu no Rio de Janeiro em 19 de Outubro de 1913, morreu em 9 de Julho de1980. Em 1933 publicou seu primeiro livro de poema, "O Caminho para a Distância".
  Em 1941 foi crítico cinematográfico do jornal "A Manhã". Dois anos depois foi aprovado para o Itamaraty e seguiu a carreira diplomática. Em 1954 inicia-se como teatrólogo, escrevendo a peça "Orfeu da Coceição", que mais tarde virou o filme "Orfeu do Carnaval". Sua carreira como músico é impulsionada a partir das décadas de 50 e 60.
  Vinicius de Moraes publicou em 1957 o livro de Sonetos. Em 1965 ganhou o 1º e 2º lugares do Festival de Musica Popular da TV Excelsior.
  Vinicius de Moraes, é um dos poetas mais populares da Literatura Brasileira.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Poesia - Se eu fosse Arquiteta

  Com o lápiz e o compasso
  Faço um círculo e um traço
  Com a borracha eu desmancho
  O simples garrancho.
 
  O meu desenho 
  É feito com grande desempenho 
  Com tanta criatividade
  Eu faço uma creche de caridade
  Com tanto esforço e carinho
  Eu faço um chalezinho.
 
  E com muita tinta, cor e papel
  Eu faço um céu
  De construção
  Da minha imaginação!

Poesia - Alegria

  Pipoca na panela e mingau com canela
  Cheirinho de comida da mais preferida
  Bola na sola e
  Casinha de brinquedo bem arrumadinha

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Outras Imagens de Ziraldo e suas Obras



Imagens de Ziraldo e suas Obras












 

Ziraldo

  Este incrível escritor é dono de livros maravilhosos. Ziraldo nasceu em Caratinga (MG), no dia 24/10/1932.
  Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas. Mas a fama se iniciou nos anos 60 no lançamento da revistinha em quadrinhos "A Turma do Pererê".
  Em 1969 publicou seu primeiro livro infantil, "Flicts", conquistando muitos fãs. Em 1980 lançou "O Menino Maluquinho", um grande fenômeno editorial.
  Os espetaculares trabalhos de Ziraldo transmitem um enorme talento e humor brasileiro.

Em que Mundo eu Vivo?

  Se os tiros virassem flores, se o fogo virasse água, se os tapas virassem abraços eu viveria em um mundo perfeito mas infelizmente o mundo também tem o negativo, isto é a realidade.
Devemos junto espalhar pelo planeta a insubstituível paz.

"A insubstituível paz deve preencher o nosso coração."

Paz

  Que Universo a gente vive? Aonde a paz não é tão simples não é como escrever, não é como jogar bola, nem é como voar. É diferente.
  A paz esta presente dentro de nós quando vemos o outro com um brilho nos olhos, quando vemos pessoas idosas e bate aquela vontade incansável de querer ajudar ou quando vemos até mesmo um país com sorrisos extraordinarios.
  A paz é como uma nuvem carregada de gotinhas, nós somos as gotinhas, sejam elas boas ou ruins a paz nunca abandonará. A paz também é como um papel com muitas palavras, as palavras somos nós, e assim em uma grande união vivemos em plena harmonia.
  Na escola a paz é bem-vinda, mas nem sempre é respeitada. Devemos cumprir alguns principios basicos como ajudar o colega; não brigar; respeitar a todos nesse ambiente e entre outros.
  Com um passo de cada vez em fim conseguiremos ter a oportunidade de abrir as portas para essa incrivel paz e impressionante felicidade.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Relato de viagem- Uma Incrível Viagem a Porto Seguro parte 2

  ...A primeira parada foi em corais, foi dificil andar proximo deles. Depois de um longo tempo voltamos para o barco. Então fizemos a segunda parada foi em uma vendinha no meio do mangue. Lá seguramos carangueijos, algumas pessoas nadaram na lama e tomaram banho de rio, também foi possível observar as árvores com raízes áereas, típicas do manguezal. Após curtir muito e almoçar fomos para o hotel.
  No dia seguinte, depois que eu e a minha família acordamos e tomamos o divino café da manhã, fomos fazer outro passeio. Dessa vez fomos com um carro alugado para Cabralia.
  Ao chegar em Cabralia conhecemos a parte histórica. Vimos a prisão de antigamente, as igrejas feitas por escravos, as ruinas de colégios e a câmara dos poderosos da época. 
  Partimos, então para Coroa Vermelha. Neste lugar tinha uma feira com índios brasileiros e americanos. Além de observar de perto a cruz da primeira missa e as esculturas de índios.
  Saímos as pressas e chegamos em Porto Seguro. Em Porto Seguro observamos igrejas, prisões e câmaras de antigamente, também conhecemos uma vila de artesanato. Fomos para o último lugar Arraial da Ajuda, em Porto Seguro. A comida de lá era maravilhosa, sem comentar das lojas que eram indescritíveis. No Arraial havia até uma loja com objetos indianos! Aproveitamos uma praia e voltamos para a balsa passando pela passarela do alcool. 
  Ao chegar no Hotel dormimos exaustos e acordamos no próximo dia, aproveitando o mar, o vento puro batendo em nosso rosto, as novas amizades ao nosso lado, as divertidas brincadeiras, as agradáveis refeições e as picinas.
  Mas no Sábado foi um dia um pouco triste, pois eu, minha irmã, meu pai e minha mãe tivemos que nos despedir da mordomia e diversão. Voltamos para o aviaõ da Webjet, porém tivemos o azar de assentar no único lugar em que não tinha janela, mas logo a irritação passou. Quando chegamos em casa eu comentei que sinceramente essa viagem foi maravilhosamente inesquecível.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Relato de viagem- Uma Incrível Viagem à Porto Seguro parte1

   Eu fiz uma viagem para um lugar espetacular. E vou conta-la. Entrei no avião Webjet e iniciei a viagem para Porto Seguro, foi um voo rapido de 50 minutos.
   Ao chegar em Porto Seguro, logo conheci o hotel de Santo André onde eu iria me hospedar. Tive que atravessar um rio em uma balsa.
   No hotel de Santo André chamado Costa Brasilis, tinham munitores, varias piscinas, e umas casinhas (onde se localizavam os quartos) que faziam parte do estilo de vila. Outra vantagem é que Costa Brasilis é de frente ao mar!
   Como lá tinha um mar de crianças, começei junto com minha irmã a formar amizades. Primeiro fiz amizade com dois índios de verdade! Foi um sonho realizado. Até compramos uma zarabatana e um arco e flecha feito por eles. E pegamos a tatica de manuzear. Depois  formamos amizades com duas famílias paulistas e nos apegamos muito a elas.
   Um dia minha mãe e meu pai nos convidaram para um passeio de barco e eu e minha irmã aceitamos. Passamos pelo encontro do mar e do rio,  junto com as pessoas do hotel, sem falar de um tal de Beto Jamaica que era radical (que já havia aparecido num programa de televisão)... 
    

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Imagem do Livro Estrelas Tortas

Continuação da Carta da Dona Gilda

  Marcella então recebia todos os dias a visita de Mariana, porém um dia Marcella ficou com saudade de um menino, oBira que parecia ser seu namorado. Uma vez, Bira foi em casa com flores, não parecia contente por ver Marcella . Elogo foi embora mas nunca mais voltou.
  Aída e Bruno estavam se esforçando muito para ganhar dinheiro mas não ficavam alegres desde o dia em que o acidente aconteceu. Aída trabalhava até em lugares perigosos para ganhar dinheiro.
   A casa continuava triste e além disso Marcella havia voltado para a escola com uma cadeira de rodas, porém viu o tal Bira namorando outra menina. E por isso eu concordo com a Mariana que chamou o Bira de egoísta.
   Num dia belo, Mariana convidou Marcella para ir ao baile junto ao Gui, lá na escola onde os três estudavam. Aída não estava querendo que Marcella fosse, pois desde o acidente Aída e Bruno estavam cuidando de Marcella como se ela fosse um jarro sensível de vidro. Mas acabou indo, pos um vestido maravilhoso que eu havia feito.Agora é a parte do baile, que eu fiquei sabendo de ouvido e foi assim. A Marcella estava linda igual a uma princesa assentada no trono, mem se repara va a cadeira de rodas. Chegou então um menino que começou um papo com Marcella. Este menino a chamou para dançar. Marcella disse não, foi ai que ele inoscentemente a puchou, nesta mesma hora ela caiu, Mariana e Gui vieram imediatamente ajudá-la. Os três voltaram cantaram cantando, por iniciativa de Mariana, e se animaram um pouco.
   Num outro dia o tal garoto do baile chamado Emílio se sentiu muito culpado e escreveu uma carta. Eu não sei como mas esta parou na nossa casa e eu só sei a carta foi parar nas mãos de Bruno. Bruno ficou uma fera com Marcella. Fiquei com tanta dó que permiti a entrada de seus amigos enquanto Bruno e Aída não estavam. Eles fizeram uma banda. O barulho era tão grande que a vizinha encomodada contou para Bruno e Aída, porém desta vez ficaram tão bravos a ponto de me botarem para fora.
    Aí nesta parte é que eu gostei, Marcella contou tudo que estava preso em sua garganta. E nesse momento abri a janela e vimos estrelas perfeitas e tortas. A partir daí a luz entrou na casa. E a história termina aqui.                       
                                             Até mais Eliane! 
                                                    Beijos, Gilda

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Continuação da Carta da Dona Gilda

  Quando as duas já estavam de volta para a casa, a família estava muito sofrida. Tudo porque foi uma mudança mudança muito grande para todos. Marcella uma menina bonita e ótima jogadora de vôlei estava sem poder andar. Era triste para ela ficar na cama um tempão. Gui ajudava muito Marcella. Aída e Bruno tiveram que trabalhar muito para pagar a fisioterapia, a cadeira de rodas e um carro maior.
   Umas amigas do colégio de Marcella, ficaram sabendoda trajédia, sendo assim, foram visitar Marcella. Até que um dia, uma menina mais cheia veio em casa. Marcella e ela não pareciam ser amigas, mas a menina, a Mariana, fez um jesto de carinho e deu-lhe um livro. Marcella nem olhou o título direito. Aí logo depois de um vazio silêncio, Marcella começou a berrar coisas horríveis. Com isso Mariana começou a chorar, junto com Marcella, elas se abraçaram. Então de repente, as duas moças viraram amigas. Foi como uma varinha de condão estivesse ali...

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Estrelas Tortas- Carta da Dona Gilda

São Paulo 11 de agosto de 2011
Cara amiga  Eliane
   Já faz um tempo que queria escrever essa carta para você. Mas só agora que as coisas se acertaram, foi que eu consegui um tempo. Bom, vou começar a contar.
   Sabe aquele dia, em que eu sai às pressas para vir aqui? Pois é, nesse dia, eu cheguei em Sâo Paulo, a capital, porque minha filha e minha neta tinham sofrido um acidente de carro. Então tive que ficar junto ao meu neto, o Gui, em casa, enquanto o Bruno, o marido de minha filha, estava, preocupado esperando minha filha e minha neta.
    A minha neta, Marcella, demorou mais para chegar do que minha filha, Aída, isto porque Aída apenas teve, de mais grave, uma fratura no braço. Mas Marcella que estava sem cinto no dia do acidente, ficou paralítica... 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Estrelas Tortas- Carta da Dona Gilda

  Estrelas tortas é um livro criado por Walcyr Carrasco.E na minha opinião é um livro muito gostoso de ler.Estrelas tortas conta como  uma menina conviveu e enfrentou o problema de ter ficado paralítica.Com esta emocionante história aprendi que por apenas uma pessoa ter ficado paralítica não significa que ela não conseguirá enfrentar a vida alegremente.Bom é claro que a tal pessoa sofrerá uma grande mudança, mas ela consseguirá "cavar" um caminho em que será feliz.Ler este livro encantador é maravilhoso! 

Imagens de Walcyr Carrasco

                                   

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Walcyr Carrasco

   Data de nascimento: 2/12/1951                                                        Local de nascimento: interior de São Paulo, em Bernadino de Campos.
  Dedicou-se a escrita.
  Em 1989 passou para a fase da televisão com a função de escrever novelas.
   Fez 9 novelas nos canais SBT, TV manchete e rede globo.
   Na rede globo assinou, a partir de 2000 muitas novelas famosas.
   Veja as suas obras feitas na rede globo:
    "O Cravo e a Rosa"
    "Brava Gente"
    "A Padroeira"
    "Esperança"
    "Chocolate com pimenta"
    "Alma Gêmea"
    "O Profeta"
   Todas essas novelas ressaltaram o estilo de Walcyr Carrasco como autor. 

domingo, 28 de agosto de 2011

Objetivo da criação do blog

Quando um blog é criado o seu criador tem a liberdade de expor suas obras de arte. Certamente o que me levou à criação deste blog foi ter exatamente esta liberdade, com a possibilidade de expor para os outros as minhas próprias obras. Mas a criação deste blog, também teve o incentivo do meu Colégio. Espero poder elaborar um incrível blog!